Marcelo Felippe

Artigos

Passo 3 – Equilibre mente e coração

Aprender a expressar nossos sentimentos e escutar nosso coração (intuição) e combina-los com a nossa capacidade mental é o que nos leva para o sucesso.

Como falamos no artigo referente ao Primeiro Passo, tudo funciona melhor no ponto de equilíbrio e esta máxima funciona muito bem quando falamos de mente e coração.Desenvolver e usar a mente é algo mais fácil e factível para nossa sociedade. Desde cedo temos estímulos para estudar, passar no vestibular, fazer pós-graduação e por ai vai. Estudamos, planejamos, executamos, controlamos; estamos, em grande parte do tempo, pensando no que vamos fazer, em como vamos agir, no que queremos da vida, no que esperamos das pessoas e no meio disso tudo acabamos chegando a um patamar onde parece impossível parar de pensar. Às vezes pode até parecer impossível relaxar de verdade.

Você consegue relaxar de verdade? Consegue deixar sua mente vazia, simplesmente sentido e percebendo sua própria energia? Consegue prestar atenção na natureza, conectar-se com ela e simplesmente relaxar?

Se consegue, parabéns. Você consegue abrir a porta para que sua intuição fale com você.

Você já teve uma intuição (insight) realmente legal quando estava mergulhado no trabalho, nos estudos ou pensando em alternativas para resolver alguma questão?

Agora, já aconteceu de ter alguma ideia que o ajudou em alguma coisa quando estava prestes a acordar? Ou quando estava prestes a dormir? Ou quando estava distraído e, de repente, olhou para alguma coisa ou escutou algo que trouxe uma ideia? Algo assim já aconteceu com você?

Por que as melhores ideias surgem em momentos como esses?

Isto acontece porque a nossa intuição se manifesta plenamente nos momentos onde a nossa mente está vazia, está quieta, está serena. A intuição acontece quando os pensamentos não estão presentes.

Em resumo, quando a mente está ativa, pensando em algo ou estudando algo, ela tem uma grande capacidade de planejar e estruturar uma ideia e também de coloca-la em prática. Já quando estamos relaxados, presentes e com a mente tranquila, é o momento que estamos mais abertos para ter novas ideias e intuições que mostram o caminho ou a solução que procuramos.

Manter a mente ativa é fácil para a maioria de nós. E mante-la relaxada, presente? Se quiser encontrar o equilíbrio entre ação e intuição, crie práticas na sua vida que façam você aprender a relaxar, a se conectar com você e com tudo a volta. Faça meditação, contemple a natureza, faça uma arte marcial ou qualquer coisa que o leve a uma conexão mais profunda com você mesmo. Quanto mais conectado, mais simples fica navegar entre a intuição e a ação, entre o pensamento e o sentimento.

A intuição é uma parte daquilo que chamamos coração. Outra parte são os sentimentos e emoções. Para ter uma mente tranquila, precisamos ter um coração tranquilo e, para isso, temos quer ser bem resolvidos emocionalmente. Caminhar nessa direção requer que satisfaçamos aquilo que nos toca mais fundo, requer que aprendamos a expressar e fluir através dos nossos sentimentos. Para desenvolver essa parte, podemos colocar em nosso dia a dia práticas simples, desafios simples que tenho certeza que você conseguirá fazer muito bem.

Para desenvolver esta parte deixo aqui dois desafios:

Desafio 1 – pense nas pessoas que são importantes para você e que por circunstâncias da vida não está tendo quase contato agora. Ligue para elas, mande um e-mail, marque um almoço, traga-as para perto novamente.

Desafio 2 – pense agora em todas as pessoas que realmente são ou foram muito importantes na sua vida. Pense nas pessoas que realmente ama. Pense nas pessoas que realmente admira e diga para cada uma delas o quanto ela é especial na sua vida ou quanto foi importante em algum momento. Deixe cada uma dessas pessoas saberem o quanto você as ama e valoriza.

Aprender a expressar nossos sentimentos e escutar nosso coração (intuição) e combina-los com a nossa capacidade mental é o que nos leva para o sucesso, não para aquele sucesso que conquistamos do lado de fora, mas para aquele sucesso que conquistamos do lado de dentro, o sucesso mais importante: nossa felicidade, nosso bem estar, nosso equilíbrio.

E com equilíbrio ficamos cada dia mais preparados para responder a qualquer questão da vida.

Está preparado para a próxima pergunta que a vida vai fazer?

Compartilhe esse conteúdo.