Marcelo Felippe

Artigos

COACHING E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Afinal de contas, o que é coaching? Como o Coaching pode ajudar na nossa vida?

No trabalho como Coach, a pergunta que mais tenho escutado das pessoas é: afinal de contas, o que é Coaching?

Bom, se você tiver alguns segundos, a melhor resposta pode ser: você tem um sonho, uma meta ou um objetivo? O papel do Coach é ajudar você a alcançá-lo.

Se você tiver um pouco mais de tempo, leia o resto do artigo, talvez valha a pena…

Existem muitas definições e formas diferentes de explicar o que é Coaching. Ele veio do esporte, significa treinar alguém,…, mas não é realmente isso que interessa para a maioria das pessoas.

O que elas querem saber é: o que o Coaching pode fazer por mim?

Se pudesse dar um conselho para as pessoas, este conselho seria: estude sobre o assunto, faça um curso, contrate um Coach,…, de alguma forma, entre em contato com o aprendizado que está por trás disso.

Esse tem sido um conhecimento e aprendizado contínuo dos mais importantes na minha vida. Existem muitas aplicações úteis para ele. A que está relacionada com o conselho acima é planejamento de vida e desenvolvimento pessoal.

O Coaching nos dá a oportunidade de repensar nossa vida em 360º, do aspecto espiritual ao profissional, da saúde física a mental, em resumo, de ponta a ponta.

São poucos os investimentos que valem tanto quanto aprender a planejar as nossas vidas, definir para onde deve ir nosso desenvolvimento pessoal e descobrir como conquistar isso tudo a cada dia. E é exatamente isso que o Coaching pode nos proporcionar.

As ferramentas utilizadas são muitas: roda da vida, espiral dinâmica, definição de meta, tarefas diversas,…

Independente das ferramentas, o grande responsável pelo resultado final é uma única pessoa: você (eu, cada um de nós que escolhermos passar pelo processo).

O processo de Coaching é muito motivador, pois não foca no problema e sim na solução. O foco é sempre onde queremos estar, o que queremos alcançar, por isso, qualquer dificuldade que apareça no processo conta com uma forte motivação e força de vontade para superá-la, afinal de contas, poucas coisas nos motivam tanto quanto alcançar nossos sonhos, metas e objetivos.

Se você quer crescer mais como pessoa, profissional,…, ser humano como um todo, faça Coaching.

Se você tem um objetivo que quer alcançar na vida, faça Coaching.

Se você quer refletir mais profundamente sobre seus valores e crenças e até aprender como transformá-los, faça Coaching.

Se seu empenho for verdadeiro, o resultado é garantido.

Só tem um efeito colateral: você não consegue parar de querer aprender mais sobre o tema.

No próximo artigo trarei um exercício para você começar a especificar sua meta.

Abraços!

Compartilhe esse conteúdo.